segunda-feira, 20 de março de 2017

5 Gigantic Jets Capturados pela Estação OCA1 em uma Noite

Na noite do dia 19/03/2017 a estação OCA1 da BRAMON, localizada no Observatório Campo dos Amarais em Bilac SP, registrou 5 Gigantics Jets em uma tempestade próxima a divisa dos estados de Goiás e Minas Gerais:






O Gigantic Jet é um tipo raríssimo de TLE (transient luminous event) que só foi descoberto em 2001 e até hoje conhecemos pouco sobre o seu comportamento. Pouquíssimos registros deles foram capturados no mundo.

Tínhamos conhecimento de apenas dois GJs ocorridos em área continental (o restante ocorreu em tempestades sobre o mar). Sendo que um desses dois foi realizado no Brasil pelo Diego Rhamon na semana passada. Esse registro causou grande repercussão e é considerado por muitos como o melhor registro de GJ já observado.

No caso dos registros realizados pela OCA1 os eventos estavam a aproximadamente 300km de distancia e chegaram a uma altura aproximada de 85km. A captura de 5 Gigantics Jets em área continental em uma unica tempestade é um evento inédito no mundo e vai contribuir muito para o entendimento desse raríssimo evento.

Agradeço a diversas pessoas que colaboraram para que essa captura pudesse ser realizada. Espero não esquecer de nenhum deles: Gabriel Zaparolli, Renato C. Poltronieri, Carlos Fernando Jung, Marcelo Zurita, Carlos Augusto Di Pietro. Parabéns e Obrigado!!!

BRAMON!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário